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Princípios e Fundamentos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei no. 9.394/96), a Educação Infantil configura-se como a primeira etapa da Educação Básica e, como tal, possui identidade própria e objetivos definidos.

Sua função educativa é reconhecida, indo além de uma perspectiva puramente assistencial como “Jardim de Infância”: ao ajudar as famílias a cuidarem dos meninos e meninas, e também não se restringe ao lugar de “Pré-Escola”: apenas com objetivo de preparar os alunos para o Ensino Fundamental ou uma etapa posterior.

A Concepção Construtivista Interacionista do conhecimento provoca um outro olhar sobre as propostas e posturas pedagógicas para esse espaço educacional. Mostra a criança como um sujeito social, interativo, produtor do conhecimento, a partir de situações vivenciadas dentro e fora da escola. Confirma a importância de considerar a criança no seu tempo, com suas necessidades imediatas de atendimento e educação.

Esses argumentos explicitam a finalidade que a Educação Infantil tem hoje: a de atender aos interesses e necessidades das crianças, que são peculiares nessa faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades.

Do ponto de vista educativo, essa é uma etapa escolar bastante complexa, pois o grau e a velocidade de mudanças físicas e psicológicas que ocorrem nas crianças, nessa faixa etária, não podem ser comparados com nenhum outro período de vida do indivíduo. Os meninos e as meninas, nos primeiros cinco anos de vida, apreendem conhecimentos, hábitos, comportamentos de formas variadas e em contextos diversos.

A abordagem de Vygostsky deixa claro os tipos de relações que devem se estabelecer entre o desenvolvimento, o ensino e a aprendizagem. O aspecto essencial em sua teoria é a noção de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem não coincidem e que o desenvolvimento pode ser favorecido pelas experiências de aprendizagem, nas quais o professor é o mediador. Enfatiza esse papel que ele deve exercer, o de ensinar a criança a aprender, possibilitando que vá além de seu nível de desenvolvimento real, ao mobilizar o potencial para um desenvolvimento que ainda não se completou. Isso equivale dizer que as situações criadas em sala de aula devem ser desafiadoras, instigantes, dando especial atenção e importância às manifestações do pensamento e da ação do aluno. O professor atua no processo de construção do aprendizado, dos seus alunos, na medida em que compartilha com eles seus significados sobre os conteúdos escolares.

Vygostsky demonstra a importância da linguagem que tem papel fundamental no desenvolvimento humano. À medida que a criança se desenvolve e a inteligência se articula com a linguagem, suas possibilidades intelectuais passam a crescer. Ao utilizar a linguagem, ela duplica seu conhecimento de mundo, representa os objetos, fatos e acontecimentos através das palavras e transforma as experiências em instrumento do pensamento. Assim é a nossa Educação Infantil ESCOLA ESPAÇO CRIATIVO.

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