Proposta Curricular

O Colégio Enigma apresenta uma clientela de alunos que apresentam respeito pelos seres humanos independentemente de diferenças de sexo, etnia, cultura, classe social, religião e opiniões. A convivência democrática entre os professores tem como base o desenvolvimento integral do contexto social do Colégio.

O contexto social do Colégio considera o ser humano em sua totalidade e pluridimensionalidade física, emocional, afetiva, racional política, ética e estética. Desta forma, no Colégio, acredita-se que a educação deve cumprir um triplo papel: econômico, científico e cultural e que ela deve estar estruturada em quatro alicerces: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

No Colégio, o currículo é visto como instrumentação da cidadania democrática com o objetivo de contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitam o ser humano para a realização de atividades nos 3 domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva.

O aprender a conhecer contempla uma educação ampla com possibilidade de aprofundamento em determinada área de conhecimento. A prioridade é o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, considerada como meio e fim. O aumento dos saberes que permitem compreender o mundo favorece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso crítico e permite compreender o real. Aprender a conhecer, garante o aprender a aprender e constitui o passaporte para a educação permanente. Esse é um dos grandes objetivos do Colégio Enigma tendo em vista que a grande maioria dos alunos que estão matriculados neste tem o objetivo de ingressar numa universidade e continuar aprendendo ao longo da vida.

O Colégio Enigma tem como processos essenciais o desenvolvimento de habilidades e o estímulo do surgimento de aptidões, na medida em que cria as condições necessárias para o enfrentamento das novas situações que se colocam. Dessa forma, preocupa-se com o “Aprender a Fazer”.

Há ainda a preocupação como “Aprender a Viver” na medida em que o Colégio cria possibilidade para que os alunos aprendam a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e as percepções das interdependências.

Dessa forma o Colégio tem a preocupação de promover o desenvolvimento total da pessoa, através do aprender a ser pretende-se levar o aluno a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida. Supõe ainda levar o aluno a exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possível, dono do seu próprio destino, ou seja, o objetivo maior é formar o educando como pessoa e cidadão.

O Colégio Enigma, de acordo com os PCN’s para o Ensino Médio trabalha os pressupostos pedagógicos, psicológicos e epistemológicos a partir da concepção das três áreas: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, no intuito de criar condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade. Enfim, preconiza-se um currículo transdisciplinar de forma que as marcas das linguagens das ciências da tecnologia e ainda dos conhecimentos históricos, sociológicos e filosóficos como conhecimentos que permitem uma leitura crítica do mundo, estejam presentes em todos os momentos da prática escolar.

Desta forma, a correlação entre os conteúdos das áreas do conhecimento se dá pela linguagem sendo considerada como capacidade do homem de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. Pode-se assim falar em linguagens que se relacionam nas práticas sociais e na história. Envolve ainda o reconhecimento de que as linguagens verbais, icônicas, corporais, sonoras e formais se estruturam sobre um conjunto de elementos e de relações que são significativas: Língua Portuguesa, como língua materna geradora de significações e integradora da organização do mundo e da própria interioridade; o domínio da língua (s) estrangeira (s) como forma de ampliação de possibilidades de acesso a outras pessoas e outras culturas e informações; uso da informática como meio de informação, comunicação e resolução de problemas; as Artes, incluindo-se literatura, como expressão criadora e geradora de significação de uma linguagem; as atividades físicas e desportivas como domínio do corpo e como forma de expressão e comunicação. É relevante considerar que a linguagem vista dessa forma contribui para as práticas sociais e produtivas e a inserção do aluno como cidadão em um mundo letrado e simbólico, ou seja, é uma garantia de participação ativa na vida social, a cidadania desejada.

O trabalho com Ciências da Natureza contempla formas de apropriação e construção de sistemas de pensamento mais abstratos e ressignificados. A aprendizagem de concepções científicas atualizadas do mundo físico e natural e o desenvolvimento de estratégias de trabalho centradas na solução de problemas é a finalidade, com o intuito de aproximar o educando do trabalho de investigação científica e tecnológica. Os estudos nessa área levam em conta que a Matemática é uma linguagem que busca dar conta de aspectos do real e que é instrumento formal de expressão e comunicação para diversas ciências.

Enfim, a aprendizagem na área de Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias indica a compreensão e a utilização dos conhecimentos científicos para explicar o funcionamento do mundo bem como para planejar, executar e avaliar as ações de intervenção na realidade.

Na área de Ciências Humanas e suas tecnologias o conhecimento é traduzido em consciências críticas e criativas, capazes de gerar respostas adequadas a problemas atuais e situações novas. Dentre eles, destacam-se a extensão da cidadania que implica o conhecimento, o uso e a produção histórica dos direitos e deveres do cidadão e o desenvolvimento da consciência cívica e social, que implica a consideração do outro em cada decisão e atitude na natureza pública particular. Nesta área o aluno desenvolverá competências e habilidades para entender a sociedade em que vive como uma construção humana, que se reconstrói constantemente ao longo de operações num processo contínuo dotado de historicidade; para que compreenda os processos de sociabilidade humana; para que construa a si próprio como um agente social que intervém na sociedade.

Através da prática da interdisciplinaridade a prática pedagógica do Colégio Enigma tem o objetivo de estabelecer interconexões e passagens entre os conhecimentos através de relações de complementaridade, convergência ou divergências. O intuito de integrar os diferentes conhecimentos está voltado para a criação de condições necessárias para uma aprendizagem motivadora. É uma preocupação deste Colégio, ainda, relacionar os conteúdos programáticos à realidade do aluno para que a aprendizagem seja significava na relação sujeito-objeto. Na interação professor – aluno.

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